top of page
Jornalismo e democracia. Revista Cadernos do Terceiro Mundo – 50 anos História e legado - programação de 30 de outubro de 2024

Manhã

09h30-12h30 – Mesa 3 –  CADERNOS DO TERCEIRO MUNDO

E O CONTEXTO MUNDIAL

Resulta praticamente impossível compreender a linha editorial seguida com coerência ao longo de três décadas por Cadernos do Terceiro Mundo sem conhecer o contexto geopolítico em que ela surge e sem levar em consideração os grandes temas em debate a nível do que hoje chamamos Sul Global. A mesa visa abordar essa temática, com prioridade para a atuação dos países recém independizados da Ásia e da África a partir da semente plantada na Conferência de Bandung (Indonésia, 1955) e depois pelo Movimento dos Países Não Alinhados (fundado em Belgrado, em 1961) e debater as grandes questões políticas defendidas em diferentes foros, inclusive no âmbito das Nações Unidas, em particular a Nova Ordem Informativa Internacional, visando a democratização dos fluxos informativos.
Cadernos do Terceiro Mundo é filha dessas circunstâncias e desse debate.

Mamdouh Habashi (Socialist People’s Alliance – Egito)
Profª Drª Jesse Jane Vieira de Souza (UFRJ)
Leonel Nodal (Jornalista cubano - Prensa Latina)
Prof. Dr. Darwis Khudori (Université Le Havre/Bandung Spirit Network)
Mediação: Jacqueline Ventapane (LPPE/UERJ)

Tarde

Exposição e vídeos sobre a Cadernos do Terceiro Mundo

 
15h00-17h00 – Mesa 4 – CADERNOS: REDAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL

Esta mesa redonda visa oferecer uma visão do dia a dia da redação central da revista. A ideia é permitir aos participantes do público conhecerem detalhes da produção de cada número da revista: como era definida a pauta de cada edição, qual foi o papel do Centro de Documentação, na etapa pré-internet, para sustentar as pesquisas exigidas pelos artigos, como trabalhava a equipe encarregada das traduções – seja traduções de artigos vindos de outras revistas e agências, seja traduções de artigos da própria revista que seriam publicados nas edições em diferentes línguas.

​​

Profª Cristina Canoura (Periodista/escritora)- a confirmar
Álvaro Neiva Moreira (Jornalista) e/ou Claúdia Guimarães (Jornalista)

Fernando Molina (Editor edição em inglês Cadernos do Terceiro Mundo)

Bill Hinchberger (Editor edição em inglês Cadernos do Terceiro Mundo)

Representante da redação/Produção/da revista
Mediação: Profª Drª Angela Roberti (UERJ)

17h00 – ​Coffe Break

 

Noite

17h30-20h30 – Mesa 4 – O PAPEL DA CADERNOS NA COBERTURA INTERNACIONAL

A proposta desta mesa é apresentar a produção das grandes reportagens, que constituíram uma das principais características da Cadernos do Terceiro Mundo: a realização de coberturas “em loco” por parte de membros da equipe editorial dos problemas “mais quentes” do Terceiro Mundo. Algumas dessas reportagens foram históricas, como as realizadas em Angola e Moçambique durante os últimos momentos da guerra de libertação, a cobertura da guerra civil no Líbano, a resistência palestina, a luta contra as ditaduras na América Latina, a guerra de libertação de Timor Leste, a resistência do povo sul-africano ao regime do apartheid. A mesa propõe um diálogo entre alguns dos jornalistas que fizeram essas coberturas e representes dos povos em luta, que encontravam nas páginas da revista espaço para colocar os seus pontos de vista e as suas demandas, censuradas ou ignoradas na mídia mainstream.

Makram Khoury (European Centre for the Study of Extremism/ EuroCSE Cambridge- Cambridge Centre for Palestine Studies)
Paulo Cannabrava (Diálogos do Sul) Representante de Angola
Mediação: Prof. Dr. Rafael Alonso (UFRRJ)

 

* Programação provisória e sujeita a alterações, sem aviso prévio

Programação*

logo_terceiro_mundo.webp

30 de outubro de 2024
quarta-feira

Charge de Michelângelo publicada na Revista Cadernos do Terceiro Mundo
bottom of page